Review: Trilogia Chrono Trigger

Como olhar para trás e não lembrar de um dos jogos que marcou sua época com uma historia, gráficos, efeitos e até mesmo uma trilha sonora além do seu tempo, Chrono  Trigger foi o jogo mais aclamado da década passada, ganhando uma continuação para o próprio Super Nintendo e Playstation 1,  Chrono  Trigger foi sensacional com uma historia envolvente e mais de 25 horas de jogo.







O jogo tem inicio no Reino Guardia, no ano 1.000 AD, Crono é acordado por sua mãe e logo depois ele vai para a Feira do Milênio. Lá, ele conhece uma garota chamada Marle, que se torna sua amiga, e passam a andar juntos.
Na feira eles são convidados a testar a nova invenção de Lucca, melhor amiga de Crono. Essa maquina é um teletransporte, que Crono testa com sucesso, porém Marle ao testa-la, observa que o seu pingente começa a brilhar no instante do funcionamento da máquina, e, de repente, ela é sugada para dentro de um misterioso portal. Lucca então verifica que um portal dimensional foi aberto e Crono decide ir atras de Marle. Ao sair do portal Crono está na "Idade Média" (Middle Ages, 600 DC), onde ele descobre que está no passado e se dirige ao castelo de Guardia. Lá fica sabendo que a 'Rainha Leene, que estava desaparecida, foi encontrada.



Contudo ele descobre que a Rainha Leene encontrada, era na verdade Marle. Lucca também vem para essa época e Marle começa a desaparecer do seu plano de existência. Lucca conclui que Marle na verdade era a Princesa Nadia do tempo deles, e provavelmente uma descendente da Rainha Leene. Como a corte de Guardia encontrou Marle pensando ser Leene, as buscas pela rainha foram suspensas, o que levaria a morte de Leene em um futuro próximo, e por consequência, a de sua descendência inteira, incluindo a própria Marle. Crono e Lucca vão então em busca da verdadeira rainha, para então consertar a história. Eles conseguem cumprir a missão com a ajuda de Frog, um homem-sapo.



Usando a Gate Key de Lucca, Crono leva Marle de volta ao Castelo Guardia de seu tempo. Entretanto, o Chanceler de Guardia acusa Crono de tentar sequestrar a princesa. Como resultado, o chanceler condena Crono à morte. Com a ajuda de Lucca, ele consegue fugir da prisão, e Marle foge junto com eles para um portal que estava escondido na floresta que rodeia o castelo.
Viajando no portal, eles vão parar no futuro (2.300 D.C.), onde o mundo está em ruínas. De um computador dessa época eles vêem um vídeo do ano de 1999 A.D., que mostra um parasita alienígena, chamado Lavos, emergindo do fundo do planeta, e o destruindo completamente. Então, Marle convence Crono e Lucca a continuarem a viajar pelo tempo, a fim de evitar que Lavos destrua o futuro.



Pelo desenrolar do jogo novos amigos entram no time de Crono, como o robô nomeado Robo, uma mulher da pré-história chamada Ayla, e um homem-sapo chamado Frog. Opcionalmente, Magus, um dos antagonistas do jogo, pode entrar no time.
Lavos: é um parasita de outro planeta que cai na terra no ano de 65.000.000 B.C, em cima de (e afundando-o) Tyranno Lair. Com ajuda da Rainha Zeal, Lavos fica enfurecido e emerge do fundo da terra, destruindo umas ilhas flutuantes na Idade Glacial (12.000 B.C).

A Historia é realmente perfeita, escrita por Akira Toriyama, é considerado o jogo com a melhor trilha sonora já feita, sendo lançado até um CD Triplo no japão com a trilha sonora do jogo.

Poucos sabem mais Crono Trigger contém duas continuações, a primeira é: Radical Dreamers, que foi lançado oficialmente no japão e foi desenvolvido para o suporte do Super Nintendo, Satellaview, Nesse jogo, três aventureiros tentam entrar na mansão de Lynx, o antagonista, para roubar uma relíquia conhecida como Frozen Flame. Tudo no jogo é narrado por Serge, um bardo. Ele é acompanhado por Magil, um misterioso mago mascarado que costuma se esconder nas sombras, e Kid, a jovem ladra que está atrás da Frozen Flame.



A história se passa cronologicamente depois de um dos finais alternativos Chrono Trigger. O enredo de Radical Dreamers foi usado como base para a criação de Chrono Cross, sendo que os dois têm muitas semelhanças. Ambos se passam em dimensões paralelas segundo explicado em Chrono Cross.




O outro é Chrono Cross, uma continuação feito para Playstation 1, a história de Chrono Cross é focada no adolescente chamado Serge e na temática de mundos paralelos. De cara com uma realidade alternativa na qual morreu ainda criança, Serge parte em busca da verdade em torno da divergência entre os dois mundos. A carismática ladra Kid e outros quarenta e três personagens o ajudam na sua jornada através do arquipélago tropical de El Nido. Na luta por revelar seu passado e encontrar a misteriosa Frozen Flame, Serge é várias vezes confrontado por Lynx, um antagonista sombrio trabalhando para capturá-lo.







Com a destruição de Lavos em Chrono Trigger, iniciou-se um futuro diferente onde Lavos e sua influência não existiriam. Porém, nesse futuro "bom", surge FATE, o super computador criado por Belthasar, para preservar a linha do tempo. O Objetivo principal de FATE era demasiadamente simples: controlar e até reescrever a história, alterando o tempo e o espaço.
Contudo, havia outros agravantes neste futuro sem Lavos. Schala, irmã de Magus, ao final da batalha contra Lavos no reino de Zeal, acabou tornando-se um ente "atemporal" e fundiu-se com uma parte sobrevivente do mesmo, gerando o ser chamado de "Time Devourer". Schala e Lavos, uma vez unidos na forma de Time Devourer, passaram a habitar um espaço dimensional que ameaçava romper e destruir a linha do tempo. Schala para tentar impedir esse acontecimento conseguiu clonar a si própria e enviou sua "filha-clone" ao mundo em sua dimensão normal para buscar ajuda.


FATE, ao saber deste ameaça para a linha do tempo, tentou destruir o Time Devourer por si mesmo, encontrando a Frozen Flame, que na verdade era um pedaço do corpo do Lavos morto na dimensão original, contendo um poder imensurável dentro dele. Ele utilizou-o para chegar até Schala no acontecimento em 2400 A.C. mas alguma coisa deu errado por causa do Time Crash. Isso acabou por lançar a cidade onde FATE vivia, Chronopolis, para algum lugar no espaço-tempo, ou seja cerca de 10.000 anos no passado. Esse fato permitiu que Lavos, ainda vivo na dimensão original, corrompesse FATE e Chronopolis por completo, alterando a realidade, o tempo e o espaço, contudo a única coisa que não foi corrompida foi o "Selo de Prometheus."
Presume-se que Chronopolis criou o continente de El Nido 10 mil anos atrás, após esse evento catastrófico, que lançou o continente no passado. A Introdução de uma direção estranha na história, fez que com que o planeta sofresse um contrabalanço de uma nova DIMENSÃO ALTERNATIVA. Ao mesmo tempo, outra cidade do Futuro de uma dimensão paralela foi jogada no passado também. Dinópolis, a cidade futura dos Reptites — descendentes de Azala, que evoluíram com mais harmonia com o mundo em sua dimensão.
Dinopolis tentava se sobrepor a realidade atual, o que culminou em uma guerra entre Chronopolis e Dinopolis. Chronopolis acabou por vencê-los, subjugando-os e capturando-os bem como a sua máxima criação: O Dragon God, uma entidade capaz de controlar a natureza. Eles então dividiram essa entidade em 6 pedaços e criaram o sistema dos Elements (utilizado para combate no jogo).
Quando o Time Crash ocorreu um barco navegava pelo Sea of Eden. Naquele barco estava Serge, um menino do mundo original à beira da morte pois tinha sido atacado por uma pantera negra demônio. Seu pai já tinha tentado de tudo, desde os médicos em Arni, Termina e Gulldove, e nenhum tinha a cura. Procurando por sua última esperança ele saiu velejando com Miguel, pai de Leena, para a ilha de Marbule, para procurar ajuda do sábio daquela região. Contudo no meio do caminho foi pego por uma tempestade que o arrastou para Chronópolis.
Schala sentiu a agonia de Serge e tentou salvá-lo, alterando a história e o tempo, algo que o computador FATE não deveria permitir. Todavia, devido à tempestade houve uma pane nos sistemas e Schala se aproveitou disso para, além de salvar Serge, implantar no DNA dele um código que permitiria sua entrada no laboratório de Chronopolis, o local da experiência com o Frozen Flame, protegido por um programa de Defesa quase invuneravél chamado Prometheus. Esse contato serviu como cura para Serge.
Ao tocar na Frozen Flame, Serge se tornou o se "Árbitro" devido a um sistema de defesa existente em Chronopolis, que previnia que FATE não tentasse usar o artefato. FATE, portanto, possuia uma subprogramação feita para fazer com que ele entrasse em pane em caso de ser usado de má forma. Esse programa estava bem escondido, quase indetectável. Era um sistema de defesa inserido por Lucca e Belthasar, respondendo pelo nome de Prometeus.
Juntamente com esses fatos os Dragões de Dinopolis aproveitaram esta brecha para criar o 7º dragão, Harle, longe da influencia de FATE. Esta por sua vez acabou manipulando-o e fingiu ser sua parceira ao acompanhar Linx em sua jornada.
Serge depois destes eventos foi mandado de volta ao seu tempo, junto do Frozen Flame. FATE, contudo, não desistiu de seus planos e tomou o corpo do pai de Serge assumindo sua forma e tornando-se Lynx, e consequentemente foi atrás de seu objetivo. As consequências para esses eventos foram trágicas, pois FATE destruiu o reino de Guardia, possivelmente matou Crono, Marle e Lucca e roubou a espada Masamune em sua busca por Serge e pelo Frozen Flame.
No jogo, a filha-clone de Schala, Kid, seria na verdade um bebê achado e levado por Lucca, que a criou como mãe. Lynx, ao destruir a casa de Lucca pelas chamas e provavelmente matá-la, fez com que Kid se tornasse sua inimiga mortal.



No meio destes acontencimentos, Lynx consegue trocar de corpo com Serge com o objetivo de enganar o Selo de Prometheus, se fazendo passar por Serge copiando o gene do árbitro da Frozen Flame (Serge) para transferir o controle total para FATE. Agora Lynx detectou o programa Phometheus e ganhou acesso à Frozen Flame, o que lhe deu poderes para apaga-lo. Antes de ser deletado "robô" ainda implora para que Serge acabe com a inimizade entre FATE e os Dragões, pelo bem da humanidade.
Restava agora a única coisa que ainda faltava para FATE: Destruir o verdadeiro Serge para assegurar que ele não tentaria tomar o controle da Frozen Flame. Lynx então se transforma no super-computador FATE e desafia Serge para uma terrivel batalha, esperando apagá-lo completamente da história.
Quando Serge derrota FATE, os dragões que estavam presos roubam a Frozen Flame, dando origem a Terra Tower. Serge, então, vai até ao topo da Terra Tower e Derrota o Dragon God. Depois, ao chegar em Opassa Beach, onde iniciou-se a separação das dimensões, Serge encontra os espíritos de Crono, Marle e Lucca. Eles explicam que tudo que foi realizado até agora foi um grande plano arquitetado por Belthasar, para salvar Schala do fluxo do tempo.



O Time Devourer estava consumindo e destruindo todo o espaço-tempo. Serge deve, portanto usar o Chrono Cross para libertar Schala. Serge usa o Time Egg para ir até o Darkness Beyond Time e efetivamente derrotar o Time Devourer.
Ao derrotar o Time Devorer Schala se liberta de Lavos e se junta ao seu “eu” mais jovem, Kid. O fluxo do tempo é plenamente corrigido. Serge, então, volta para seu Home World sem lembranças de nada do que acontecera. As duas dimensões finalmente tornam-se apenas uma.

Você pode baixar Chrono Trigger clicando aqui.
Você pode baixar Chrono Cross clicando aqui.
Baixe os Emuladores clicando aqui.

Não achei um link para o download de Radical Dreamers, mas caso você ache compartilhe conosco nos comentários!

Phelipe Malek

SEO, Web-Design, Web-Writter e Blogueiro. Moro em Rio de Janeiro e tenho 21 anos, sou fascinado por Tecnologia e espero poder trazer o melhor conteúdo sempre aqui no Skylab!

Nenhum comentário:

Postar um comentário